3ª Estação (Via Sacra da Família)

CANTO


3ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ


Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

REFLEXÃO


D - Cristo cai pela primeira vez na estrada do Calvário. Humanamente, experimenta a queda, ainda no início da caminhada. E todos sabemos: é triste começar uma tarefa já caindo no início! Mas Cristo se levanta para a marcha da paz. Seu amor sem limites é dinamismo renovador, e seu desejo de nos salvar jamais será vencido por obstáculos do caminho!

T - Nesta estação, nossos olhos se voltam para tantas quedas. Quedas também, muitas vezes, no início. Situações de sofrimento, já no começo de tantas vidas. Eis a criança a sofrer, como “pétala machucada”, mal tendo desabrochado para o jardim da vida! Eis o jovem, no mundo da competição, sem horizontes promissores, reprovado, quase sempre, quando grita por justiça e não aceita ser “usado”. O pai de família, derrubado no emprego, chorando a dor da humilhação!

D - E no quadro de tantas quedas, ainda as piores: famílias que mal se constituíram, já se dissolvem como bolhas no ar! Matrimônios desfeitos como brincadeira de mau gosto! Em vez da ternura dos pais, de seu olhar amoroso e do aconchego do lar, aos filhos resta, quase sempre, o consolo de pipocas, de sorvetes, de hambúrguer, de carrinhos, e de mil outras... enganações! Tudo, é claro, em abundância, “como compensação”...

T - Enquanto isso, ao simples gesto de apresentadores, auditórios comprados dão vivas a essa caricatura da liberdade e de maturação humana. E o espetáculo continua. É assim a vida na aldeia global!

D - Mas, saibamos: no céu se proclama bendita a união de duas vidas para sempre. Cristo eleva o matrimônio à dignidade de sacramento, e o próprio Deus celebra a aliança eterna com o seu povo!

T - A queda, por si mesma, nos dá a consciência de nossa limitação. Cair é humano, sim, mas ficar caído é não acreditar no amor, e levantar-se é próprio da vida e tem sabor divino! Que, na força de Cristo, todos, pois, se levantem para o recomeço de uma vida. Para o reinício de uma história. Com final feliz, de paz e ressurreição!

ORAÇÃO


T - Ó Deus, a queda física de vosso Filho lembra-nos tantas quedas: as quedas de nossas famílias, tantas vezes enfraquecidas. Compadecei-vos de todas as fragilidades humanas e ajudai-nos a levantar para uma vida nova, pois sabemos que encontrais a vossa glória nas vidas que se libertam. Por Cristo vos pedimos. Amém.

Ir para a 4ª Estação 

O autor deste site está disponibilizando vários livrinhos seus, em PDF,
grátis e por e-mail. Veja os títulos e temas no fim da "Apresentação" deste site.
Caso queira algum (alguns), faça seu pedido em CONTATO, em número de um ou dois, inicialmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João de Araújo - 3ª Estação (Via Sacra da Família)