2ª Estação (Via Sacra da Família)

CANTO


2ª ESTAÇÃO: JESUS TOMA A CRUZ A CAMINHO DO CALVÁRIO

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

REFLEXÃO


D - Para fora dos muros, Cristo caminha. Caminha para a periferia de Jerusalém. Como nos sacrifícios da antiga lei, aqui o novo Cordeiro de Deus é também levado para fora do acampamento. Na periferia dos homens, Deus vai morrer pelos homens. Cristo caminha para o Calvário, para que o calvário de nossa vida nos leve também à glorificação.

T - Hoje também milhares de famílias são levadas para fora. Para as periferias da vida. Expulsas de suas terras de origem, são atiradas em periferias do sofrimento. E muitas - marginalizadas, oprimidas, descartadas e sem futuro - acabam, lamentavelmente, como ninhos de violência.

D - No cenário de um mundo pagão, dilacerado por discórdias, e indiferentes à vida comunitária, não poucas famílias também se massificam. Num clima de violência sem fim, são levadas a viver entre muros, grades e cercas elétricas, o que, se de um lado lhes traz segurança, de outro as isola ainda mais da convivência fraterna, tornando-as mais frias e alheias à vida de comunhão.

T - Encasteladas, pois, e prisioneiras em seu próprio teto, ficam também à mercê, ainda mais, da influência da mídia, a qual, com pouca exceção, só dá ênfase aos valores perniciosos do mundo, trazendo-os para a intimidade do lar. Assim, licenciosidade, infidelidade, escândalos, corrupção, drogas, sexo fácil e barato, são cardápios comuns no dia-a-dia da mídia. E é nessa escola nefasta, de mediocridades e de baixezas, que muitas famílias fazem o supletivo do mal.

D - Eis, pois, a nossa triste realidade: vivemos num mundo doente! E mais: seu orgulho resiste ao tratamento adequado. Grave, sabemos, é sua doença, cujo vírus destrói não apenas fibras do corpo físico, mas realidades espirituais, como lares, consciência humana, espírito cívico e tantos outros valores. Consolador é saber que, se tais males não se curam com medicamentos comuns, podem contudo ser extirpados com a eficácia do Evangelho.

T - Cristo assume a nossa cruz e nos encoraja a assumir a vida, com a sua dureza também. Caminhando conosco, dá sentido pleno ao nosso caminhar. Com Cristo, pois, subamos ao Calvário, para com ele vivermos a plenitude da páscoa.

ORAÇÃO


T - Deus de bondade e de misericórdia, vosso Filho começa agora a caminhada do Calvário. Queremos entregar-vos nesta estação todas as nossas famílias. Fazei que elas não desanimem nas lutas da vida, mas contem sempre com a vossa proteção. Comprometidas com a vida, sejam também esperança para toda caminhada. Por Cristo vos pedimos. Amém.

Ir para a 3ª Estação

O autor deste site está disponibilizando vários livrinhos seus, em PDF,
grátis e por e-mail. Veja os títulos e temas no fim da "Apresentação" deste site.
Caso queira algum (alguns), faça seu pedido em CONTATO, em número de um ou dois, inicialmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João de Araújo - 2ª Estação (Via Sacra da Família)