Noções sobre o Espírito Santo

PEQUENAS NOÇÕES SOBRE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
(Ampliando considerações de Atenágoras, patriarca oriental, sobre o Espírito Santo)

 

TEMÁTICA O QUE SERIA SEM O ESPÍRITO SANTO O QUE DE FATO É COM O ESPÍRITO SANTO
IGREJA Simples instituição,visível e burocrática Comunidade viva e santa. Sinal referencial de salvação. Corpo Místico de Cristo.
LITURGIA Mero ritual, repetitivo. Celebração arcaica e estranha. Glória sem esplendor. Páscoa renovada. Dinamismo de louvor e de comprometimento evangélico.
EVANGELHO Letra morta e simples código. Fonte que não borbulha. Luz que não ilumina. Espelho das coisas santas e celestes. Anúncio de vida sem fim. Chave para plena libertação.
SACRAMENTOS Sinais mágicos e sem eficácia redentora. Canais da graça de Deus. Sinais sensíveis do amor eterno.
MISSÃO Mera propaganda do Reino. Trabalho árduo e sem glória. Ideal que se planta em terreno fértil. Horizonte que se abre para um mundo novo.
VIDA Mera existência, sem sentido. Grandeza sem grandeza. Aventura sem final plenamente feliz. Dom sublime da bondade de Deus. Participação jubilosa no existir divino.
MORTE Absurdo existencial. Enigma sem solução. Abismo sem retorno. Porta para a eternidade. Início feliz de uma vida plena: de luz, de paz e de Deus.
LIBERDADE Apego ao imediato. Ausência de normas e de limites. Banalização do direito de escolha. Capacidade de escolher o bem. Marca da imagem divina. Caráter só de Deus, dado aos anjos e aos homens.

 João de Araújo

 

 

 

?!-- Start Footer Area --> João de Araújo - Noções sobre o Espírito Santo