Questões sobre a ressurreição

PEQUENAS QUESTÕES SOBRE A RESSURREIÇÃO


1 - A Igreja nos ensina que no fim do mundo todos ressuscitarão. A morte não é, pois, o ponto final da vida humana, e a glorificação da pessoa, prometida por Deus, inclui a sua corporeidade.

2 - Nosso Deus não é um Deus dos mortos, mas dos vivos (cf. Mt 22,31.32), e por isso quer-nos ressuscitados para a vida eterna. Como se dará a ressurreição não se sabe. Em 1Cor 15,35-44, São Paulo dá pistas para a sua compreensão: terá o corpo humano quatro características fundamentais: incorruptível, glorioso, ágil e espiritual.

3 - O corpo ressuscitado, embora também físico, não será material como o nosso corpo agora, mas este, por causa de sua ressurreição futura, já deve aqui mesmo ser honrado.

4 - Pode-se dizer que a alma, que não morre, é a nossa identidade pessoal mais profunda, o nosso eu, que, no fundo, não é nosso, mas de Deus.

5 - No fim dos tempos, haverá uma recriação (do já criado, e não do nada, como no início). Assim, o mundo físico não será destruído, ao que parece, mas renovado, no frescor da criação, com toda a beleza, pujança e perfeição. Como se vê, trata-se, ao que parece, do fim não do mundo, criado por Deus, mas de um mundo que o pecado aleijou.

6 - A ressurreição da carne, que professamos no Credo, quer dizer que Deus não vai permitir que sua obra seja destruída ou aniquilada. Tudo o que Deus criou está, pois, destinado à glorificação.

7 - Destruindo o poder da morte com a sua morte, Cristo nos dá a certeza de uma vida plena, por Deus totalmente assumida.

8 - A ressurreição constitui essência do cristianismo, o que equivale a dizer que se Cristo não tivesse ressuscitado dos mortos, vã seria a fé cristã, pois vãs seriam todas as verdades do Cristianismo, a começar por Cristo, a sua Verdade plena.

João de Araújo

 

 

 

?!-- Start Footer Area --> João de Araújo - Questões sobre a ressurreição