Reflexão sobre a Igreja

1 - A Igreja é o novo povo de Deus, congregado em Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. A Igreja é, pois, antes de tudo, povo de Deus. Assim a viu o Concílio Vaticano II, e como povo, comunidade viva, deve ser sinal de salvação para o mundo.

2 - Como Cristo é a imagem visível do Pai, sacramento do Deus eterno, a Igreja é também imagem viva de Cristo, nela circulando a santidade do Divino Redentor. Por isso, podemos dizer que a Igreja é sacramento de Cristo.

3 - Na Bíblia a Igreja é vista em diversas imagens:

a) Tiradas da vida pastoril:

Rebanho de Deus - Aprisco - Grei - Redil (Somos assim ovelhas guardadas pelo próprio Deus, e Cristo é o nosso único Pastor).

b) Tiradas da vida de agricultura:

Lavoura de Deus - Seara do Pai - Vinha do Senhor (Nestas imagens, Deus aparece como o divino agricultor, colhendo sempre os frutos da salvação).

c) Tiradas da vida familiar e afetiva:

Família de Deus - Nossa Mãe - Esposa do Cordeiro (Nestas imagens, a Igreja nos gera para Deus, como esposa dileta de Cristo, pois é nele que nos tornamos filhos de Deus, por adoção, mediante o sacramento do Batismo).

d) Tiradas de exemplos de arte e arquitetônicos:

Construção de Deus - Edifício espiritual - Templo santo - Jerusalém celeste.

e) Tiradas da linguagem mística e mistérica:

Corpo Místico de Cristo, do qual ele é a cabeça

4 - A Igreja é, simultaneamente: Humana e divina - Visível, mas ornada com dons invisíveis - Presente no mundo, mas peregrina, em busca da cidade futura - Apostólica e missionária - Devotada à ação, mas voltada à contemplação.

5 - Podemos dizer que a Igreja nasceu, místicamente, no Calvário, ao lado do Cristo adormecido na Cruz, como Eva nasceu do lado de Adão.

6 - A Igreja celebra o louvor de Deus, centrado na Eucaristia, como plenitude do Mistério Pascal de Cristo. E não só celebra, mas anuncia e vive o mistério de Deus.

7 - Quatro são, ao mesmo tempo, as notas principais da Igreja: Una - Santa - Católica e Apostólica.

João de Araújo

 

 

 

?!-- Start Footer Area --> João de Araújo - Reflexão sobre a Igreja