8ª Estação (Via Sacra da Família)

CANTO

8ª ESTAÇÃO: MULHERES DE JERUSALÉM CHORAM À PASSAGEM DE JESUS

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

REFLEXÃO


D - “Não choreis por mim”, disse Jesus às mulheres piedosas, “mas chorai por vós mesmas e por vossos filhos”. Sim, irmãos e irmãs, não choremos pelo Justo de Deus, pelo Dom que veio do céu. Choremos pelas almas impiedosas, que insistem em fazer deste mundo um deserto de dor e de opressão.

T - Choremos a maldade de nosso coração, a triste realidade de tantas famílias desunidas. Choremos a insensatez de tantas famílias, incapazes de um “sim” mais sincero ao “sim” da bondade de nosso Deus.

D - Sim, choremos para que nossas lágrimas fecundem o nosso coração e dele brotem sentimentos de amor verdadeiro e crucificado. Choremos pelas vezes que não cantamos, como no céu, a eterna canção do amor, da família engrandecida. Choremos pelas vezes que aceitamos a linguagem corrompida das novelas e desprezamos o aconchego, o diálogo e a comunhão de nossa própria família.

T - Chorai por nós, almas piedosas de Jerusalém e de todo o mundo! Chorai por tantos pais, insensíveis à voz dos filhos, acomodados nos sofás da vida, esperando tão-somente a próxima cena, a próxima flagelação!

D - Chorai por tantas mães, na contramão da história e da vida, levando aos Herodes modernos o filho inocente, ainda em seus ventres, para ser sacrificado. (Se as mães de Belém tivessem sido como tais, teriam tido certamente o reconhecimento e a gratidão de Herodes!...) E neste vale de lágrimas, chorai também, almas piedosas, pelos que se tornam os Herodes de hoje, cuja veste branca, longe de ser angélica, é mais um insulto à inocência, à pureza e ao sentido da vida!

T - Mas vós, almas silenciosas de tantos lares oprimidos, alegrai-vos! Alegrai-vos, sim, pois vossas lágrimas, como as de Maria ao pé da cruz, já se tornaram gotas redentoras e enchem de esperança os caminhos da vida!


ORAÇÃO


T - Deus amigo e Pai de bondade, contemplai todas as faces lacrimosas, e que seu pranto, unido ao sofrimento de vosso Filho, se preste à redenção dos homens, tornando este mundo mais humano e mais sensível. Por Cristo vos pedimos. Amém.

Ir para a 9ª Estação

 

O autor deste site está disponibilizando vários livrinhos seus, em PDF,
grátis e por e-mail. Veja os títulos e temas no fim da "Apresentação" deste site.
Caso queira algum (alguns), faça seu pedido em CONTATO, em número de um ou dois, inicialmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João de Araújo - 8ª Estação (Via Sacra da Família)