15ª ESTAÇÃO

JESUS VENCE A MORTE E RESSUSCITA GLORIOSO

CANTO

Povo meu, foste criado / Para a Vida, que sou Eu!
Eis-me, pois, vivo ao  teu lado, / Que mais queres, povo meu? (Bis)

REFLEXÃO

Desde toda a eternidade já estava decretada a realeza de Cristo. Predestinado estava como Senhor de tudo. A morte não o podia vencer. Ele é o Senhor da vida. Ele é VIDA! Nele o Pai quis reconciliar todas as coisas. Tudo colocou sob o seu domínio. Tudo nele passaria a ter um sentido novo. As trevas da Sexta-Feira Santa seriam espancadas pelo sol fulgurante do Domingo da Páscoa. A semente de Deus é atirada ao chão, sepultada, e brota realmente para a eternidade. Cristo, vencedor da morte, é o grande Pontífice: só verá o Pai aquele que seguir o Filho. Só participará do Reino aquele que o anunciar.

Em Cristo, o novo povo de Deus assume uma missão profética. Ele é o Sacerdote único. E nele todo o povo de Deus se torna sacerdotal. Não só uma tribo, como no passado, é pois, levítica, mas toda a comunidade dos fiéis. A ressurreição de Cristo é o anúncio eterno de uma vida  de eterna comunhão. Torna-se o apelo mais veemente do Pai à vida de fraternidade. E, extraordinariamente revestida de Liturgia, dá à nossa caminhada uma força verdadeiramente litúrgica, tornando nossa vida também, em certo sentido, corredentora.

A salvação, pois, nos envolve e nos impulsiona à resposta. Repleta de dimensões humanas, ela se mistura em nossa vida. E à medida em que a assumimos mais plenamente, cada vez mais crescemos na consciência de que não podemos  ser meros torcedores de Cristo. Temos de participar de sua jogada. No campo da vida, sempre ao seu lado. A Via-Sacra é, pois, a caminhada de nossa vida. Caminhada para o Pai, na esperança e na certeza da Páscoa.

(Silêncio meditativo)

AÇÃO DE GRAÇAS

Ó Deus, que em Cristo nos revelais todo o segredo e todo o mistério da vida e do amor, e que, nele, nos adotais como filhos, nós vos agradecemos tamanha misericórdia e, exultando já na alegria pascal, queremos render-vos graças num eterno aleluia de filhos. Por Cristo, com Cristo e em Cristo seja proclamada a nossa gratidão. Amém! Amém! Amém!


O autor deste site está disponibilizando vários livrinhos seus, em PDF,
grátis e por e-mail. Veja os títulos e temas no fim da "Apresentação" deste site.
Caso queira algum (alguns), faça seu pedido em CONTATO, em número de um ou dois, inicialmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João de Araújo - 15ª ESTAÇÃO