Introdução

Pequena definição

Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde a Encarnação ao dia de Pentecostes e à espera da vinda do Senhor (cf. SC nº 102). Como diz Juan Javier Flores, “O ano litúrgico é a presença objetiva e espiritual de toda a obra da redenção, em sua unidade, que transcende todos os tempos. Em cada festa torna-se presente seu mistério, no qual a Igreja vive a Páscoa do Senhor”. Este trabalho quer ser um pequeno subsídio para a compreensão inicial da estrutura atual do Ano Litúrgico, sem se preocupar com a sua origem e com a sua evolução histórica.

Ano Litúrgico é, pois, um tempo repleto de sentido e de simbolismo religioso, de essência pascal, marcando, de maneira solene, o ingresso definitivo de Deus na história humana. É o momento de Deus no tempo, o "kairós" divino na realidade do mundo criado. Tempo, pois, aqui entendido como favorável, "tempo de graça e de salvação", como nos revela o pensamento bíblico (cf. 2Cor 6,2; Is 49,8a).

As celebrações do Ano Litúrgico são sempre dinâmicas e cheias da vitalidade pascal. Portanto, não se fixam no passado de nossa história salvífica como que comemorando-o apenas, mas projetam-se também no futuro,  na perspectiva do eterno, e, pela sacramentalidade da liturgia, fazem do passado e do futuro um eterno presente, o "hoje" de Deus (cf. Sl 2,7; 95(94),7; Lc 4,21; 23,43; Hb 4,7), cheio de sua graça e de seu amor. Aqui pois visível, real,  mística e sacramental a dimensão escatológica de todas as celebrações do Ano Litúrgico. Por tudo o que aqui se expõe, podemos então saber que o Ano Litúrgico tem como cerne o Mistério Pascal de Cristo, centro vital de todo o seu organismo. Nele palpitam as pulsações do coração de nosso Salvador, enchendo da vitalidade de Deus o corpo da Igreja e a vida dos cristãos.

João de Araújo

O autor deste site está disponibilizando vários livrinhos seus, em PDF,
grátis e por e-mail. Veja os títulos e temas no fim da "Apresentação" deste site.
Caso queira algum (alguns), faça seu pedido em CONTATO, em número de um ou dois, inicialmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João de Araújo - Introdução